A primeira missão decorre de 1 de maio a 14 de junho de 2014 nos distritos de Díli, Liquiçá e Ermera. A intenção principal é a de recolher dados que permitam dar resposta aos objetivos delineados para a fase I do projeto:
- descrever como está a ser implementada a formação de professores sobre o novo currículo;
- caracterizar as condições em que o novo currículo está a ser implementado;
- caracterizar as estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação adotadas pelos professores timorenses;
- perceber como é que os professores timorenses estão a utilizar o novo currículo, os manuais do aluno e os guias do professor;
- perceber como é que os alunos timorenses estão a utilizar os manuais;
- identificar os principais pontos fortes e fracos que os professores e alunos timorenses atribuem ao novo currículo.
As técnicas de recolha de informação incluem (i) a recolha documental, (ii) a observação direta não participante, (iii) a inquirição por questionário, entrevista e focus group. Os instrumentos utilizados podem ser consultados aqui.
Participam no estudo:
- Nível macro – Diretor de uma Direção Educativa (DE) e um Assessor do Diretor da DE, ex-Diretor da mesma Direção e um respetivo Assessor, e ex-Ministro da Educação;
- Nível meso – três elementos do Gabinete Diretivo de duas escolas, uma privada e outra pública, em funções à data;
- Nível micro –11 formadores timorenses e 11 formadores portugueses; 194 professores pertencentes a 20 escolas – 14 públicas e 6 privadas; 480 alunos distribuídos por 9 escolas – 5 públicas e 4 privadas.