A segunda missão decorre de 27 de setembro 2014 a 1 de novembro de 2014, nos distritos de Díli, Liquiçá e Ermera. O intuito desta missão é o de recolher dados que permitam responder aos objetivos definidos para a fase II:
- identificar e caracterizar alterações nas conceções de ensino dos professores;
- identificar e caracterizar alterações nas práticas dos professores;
- caracterizar o conhecimento inicial dos professores sobre o novo currículo;
- avaliar o impacto a curto prazo da reestruturação do Ensino Secundário Geral sobre as conceções de aprendizagem e hábitos de estudo dos alunos;
- perceber o papel que os professores atribuem aos materiais pedagógicos, tal como o Manual e o Guia do Professor;
- perceber como é que os professores utilizam o Guia do Professor para preparar estratégias de ensino e aprendizagem;
- avaliar o impacto inicial da reestruturação do Ensino Secundário Geral no funcionamento das escolas.
As técnicas de recolha de informação incluem (i) a recolha documental, (ii) a observação direta não participante, (iii) a inquirição por questionário, entrevista e focus group. Os instrumentos utilizados podem ser consultados aqui.
Participam no estudo:
- Nível macro – dois Diretores de duas Direções Educativas (DE) e um Assessor de um Diretor de umas das DE;
- Nível micro – 12 formadores timorenses; 135 professores pertencentes a 9 escolas – 5 públicas e 4 privadas; 277 alunos distribuídos por 9 escolas – 5 públicas e 4 privadas.
Os alunos e professores que participam nesta fase distribuem-se por 9 escolas – 5 públicas e 4 privadas.